Está planejando uma viagem para a Suíça e incluiu Interlaken no roteiro? Então vem comigo descobrir tudo que você precisa saber sobre esse destino incrível, incluindo como chegar, onde ficar, quando ir e o que fazer em Interlaken.
A Suíça não é somente a terra do melhor chocolate do mundo. Em meio aos seus alpes, surgem paisagens de tirar o fôlego. E na terra conhecida pelos seus relógios e sua pontualidade, se você estiver indo de férias, vale a pena esquecer do tempo e aproveitar esse país tão cheio de história, cultura e belas paisagens.
Dentre tantos lugares maravilhosos na Suíça, um dos que mais me surpreendeu durante minha viagem foi Interlaken. Se você está planejando sua viagem para os Alpes Suíços, não deixe de colocar Interlaken no seu roteiro.
Situada em meio a montanhas e florestas, Interlaken é uma cidade cheia de passeios legais para se aproveitar e aqui você vai descobrir um pouco mais sobre essa cidade, os melhores lugares para se hospedar e os passeios mais legais. E ainda vamos sugerir roteiros de 1, 3 e 5 dias para você aproveitar ao máximo. Vamos nessa?
Leia também: Onde ficar em Zurique: melhores bairros e hotéis para se hospedar
Por que visitar Interlaken (Suíça)?
Interlaken tem esse nome justamente por ter surgido entre dois lagos importantes da região, o Thun e o Brienz. Aos pés dos Alpes Berneses na Suíça, essa pequena cidade atrai muitos turistas principalmente no inverno, quando todos procuram o frio perfeito para praticar esportes de inverno ou mesmo se aconchegar perto da lareira e curtir a tranquilidade do local. Mas eu te garanto que Interlaken é bonita em qualquer época do ano e vale muito a pena sua visita.
Apesar de ser uma cidade pequena, Interlaken serve como base para os turistas que querem conhecer vilarejos próximos e que são muito pequenos. O charme de Interlaken está justamente em sua atmosfera aconchegante, seu ritmo de cidade pacata e com um povo muito receptivo. Fazendo uma comparação, Interlaken lembra muito as cidades do interior do Sul do Brasil, como Gramado e Canela, que apesar de serem pequenas, são surpreendentes.
Como chegar em Interlaken (Suíça)?
Engraçado é que Interlaken fica bem no meio da Suíça, como se tivessem traçado linhas das pontas até o centro para achar o local exato do centro do país.
Ela fica distante cerca de 118km de Zurique e apenas 56km distante de Berna. Já Genebra fica um pouco mais distante, são cerca de 216km até Interlaken. Mas o fato da Suíça ser um país pequeno ajuda a locomoção independentemente de onde você estiver, pois as distâncias são menores para se percorrer.
Interlaken não possui aeroporto, contudo isso não atrapalha a sua chegada na cidade, já que a Suíça como um todo possui ótima rede de transportes e de rodovias que te permitem chegar em segurança em qualquer ponto do país. Saindo de uma dessas três cidades que citei acima, é possível chegar em Interlaken de carro ou de trem e eu já vou te explicar direitinho como fazer:
De carro
Se você chegar pelo aeroporto de Genebra, Berna ou Zurique e deseja ir para Interlaken de carro, você pode alugar um ainda mesmo no aeroporto, mas eu te aconselho a fazer como eu faço quando viajo e quero alugar um carro.
No site Rentcars você consegue comparar os preços do aluguel em diferentes locadoras da região e já reserva tudo antes mesmo de sair do Brasil. É muito mais prático, rápido e você ainda consegue descontos que na hora não conseguiria.
- De Genebra a Interlaken: a viagem dura em torno de duas horas e meia;
- De Zurique a Interlaken: você leva em torno de uma hora e quarenta;
- De Berna a Interlaken, no entanto é bem mais rápido, pois é a cidade mais próxima das três citadas, são apenas 56 minutos de viagem.
Lembre-se de que para dirigir em outros países você precisa ter a permissão internacional para dirigir, então se você ainda não possui, procure o DETRAN da sua cidade para se informar sobre como obter.
De trem
Agora eu vou te contar um segredo: chegar a Interlaken de trem tem todo um charme que de carro você não tem. As paisagens que o trem corta pelo caminho são absolutamente deslumbrantes. Imagine Interlaken no inverno, com toda aquela neve branquinha e o trem beirando as montanhas. É realmente muito bonito!
- De Berna para Interlaken existe trem direto e a viagem dura em torno de 50 minutos.
- De Genebra ou Zurique à Interlaken, você não vai escapar de fazer uma troca de trem em Berna. Com isso, o trecho Genebra-Interlaken dura cerca de 3 horas e Zurique-Interlaken dura cerca de 2 horas.
Você consegue consultar os horários e preços das passagens pelo site da SBB que é a empresa que administra a rede ferroviária da Suíça. Só tenho que te avisar que o site só possui versão em inglês, francês, italiano e alemão.
Algo que também pode facilitar bastante na hora de decidir seu roteiro é o nosso MAPA SUÍÇA. Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar – algumas delas não estão disponíveis nos artigos do blog!
São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares instagramáveis para fazer fotos incríveis na Suíça, os melhores cafés e restaurantes, cidades próximas para fazer um bate-volta, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, dicas de estações de ski e passeios nas montanhas, os melhores museus e monumentos históricos.
Tudo isso e muito mais por R$49 na palma da sua mão. Ficou interessado? Dá uma olhadinha aqui nesse link.
#DicaDaGaia: Não deixe o seguro viagem de lado! Inclusive muitos países da Europa exigem obrigatoriamente seguro viagem para você entrar no país. Fique de olho no seu destino, pesquise e não deixe de adquirir o seu seguro viagem para viajar tranquilo. Clique para fazer uma cotação no Seguros Promo.
Onde se hospedar em Interlaken (Suíça)
Interlaken conta com opções de hospedagem bem bacanas e aconchegantes, e para facilitar a sua vida, eu separei as melhores opções para você:
1. Hotel Blume/El Azteca
Situado na rua de pedestres de Interlaken, o Hotel Blume está perto de tudo e conta com acomodações modernas e confortáveis. O hotel ainda abriga o restaurante mexicano El Azteca, que serve jantar a partir das 17h e no verão serve também almoço. O wi-fi gratuito é uma cortesia do hotel, que é muito elogiado pelo seu atendimento e possui classificação de 8,4 no Booking.com.
2. Hotel Tell
Com um ar mais rústico de cabana do interior, o Hotel Tell também fica localizado no centro de Interlaken, ficando a 3km do Lago Brienz e 5km do Lago Thun. Funciona também no hotel um tradicional pub irlandês, ideal para relaxar após um dia nas montanhas. Também é possível comprar passeios de ski na recepção do hotel que possui classificação de 8,4.
3. Hotel Beausite
Localizado a apenas 5 minutos a pé do centro histórico de Interlaken, o Hotel Beausite fica bem pertinho da estação de trem e das lojas do centro. Ele possui acomodações bem confortáveis e conta com um café de cortesia entre 14:00 e 18:00.
Os apartamentos contam com uma vista magnífica para as montanhas de Interlaken e ainda é possível relaxar no jardim ou no terraço. E para quem está viajando com crianças o hotel também dispõe de um parquinho para os pequenos. Com classificação 8,6, os hóspedes elogiam principalmente o atendimento e a localização.
Qual é a melhor época para visitar Interlaken (Suíça)
Ao longo do ano as temperaturas não ultrapassam os 28Co, sendo que as temperaturas amenas duram apenas os dois ou três meses de verão do hemisfério norte.
Mas quando se pensa nos Alpes, o que vem primeiro à cabeça é a neve, não é mesmo? Portanto, aqui vai um alerta: o inverno é realmente bem rigoroso, ainda mais para nós que moramos no Brasil.
Na primavera os campos se enchem de belíssimas flores e os lagos começam a descongelar. Já o outono é a baixa temporada em Interlaken, apesar da paisagem ficar linda com os tons de amarelo e vermelho das folhas.
Interlaken no verão
No verão, que vai do final de junho ao início de setembro, as temperaturas são mais agradáveis, com chuvas ocasionais. Além disso, esse período também possui mais horas de sol durante o dia, então você consegue aproveitar mais atividades ao ar livre. Essa é a época ideal para quem quer fazer trilhas e curtir a natureza verdejante nos Alpes.
Interlaken no inverno
Já o inverno é a alta temporada na região. Interlaken se enche de turistas procurando praticar esportes de inverno. É também uma ótima oportunidade de se deliciar com um fondue.
Se você planeja sua viagem para essa época, prepare os casacos de frio, pois certamente você irá enfrentar temperaturas bem abaixo de zero. Outra coisa importante é reservar o hotel com antecedência, principalmente para essa época do ano.
Passeios em Interlaken (Suíça): O que não pode ficar de fora da sua viagem
Agora que você já sabe como chegar, quando ir e onde ficar em Interlaken, eu vou te passar dicas de atividades para fazer na cidade e eu tenho certeza de que você vai adorar!
Dica: se você consultar o site GetYourGuide você vai conseguir encontrar passeios bem legais, com opções de tours em grupo ou particulares. Vale a pena dar uma conferida.
-
Pegar o funicular até Harder Kulm
Ir a Interlaken e não fazer esse passeio é a mesma coisa que ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor. O Harder Kulm é na verdade um mirante a mais de 1300 metros de altitude e para se chegar até lá é preciso pegar o funicular, uma espécie de trenzinho, até o topo da montanha em uma viagem que dura cerca de 10 minutos.
Chegando lá eu só te aviso para segurar o fôlego porque a vista é incrível! Você conseguirá ver as montanhas, os lagos e, se você quiser, ainda existe um restaurante no topo com o melhor da comida suíça.
-
Passear de caiaque pelo Lago Thun e Lago Brienz
Se você gosta de tranquilidade, o verão é uma época ótima para se alugar um caiaque e passear pelos Lago Thun e Brienz. Se você fica preocupado de fazer esse passeio sozinho, é possível contratar um guia que vai te mostrar os melhores spots do lago e ângulos para fazer fotos incríveis. Clique para saber mais.
-
Caminhar pelo centro e experimentar o maravilhoso chocolate
Não tem como ir a uma cidade nova e não conhecer o seu centro e o centro de Interlaken está sempre movimentado e cheio de pessoas. Você pode visitar as lojas, quem sabe comprar um relógio suíço e, é claro, não pode deixar de experimentar o maravilhoso chocolate suíço. Não deixe de incluir no seu roteiro as lojas Läderach, Schuh e a conhecida Lindt. As construções da cidade são um charme à parte e vão render muitas fotos para o seu álbum de viagem.
-
Sobrevoar a cidade de parapente
Eu não sei você, mas eu adoro esportes radicais e uma dica de passeio imperdível em Interlaken é o sobrevoo de parapente sobre as montanhas e lagos de Interlaken. É uma experiência única e o condutor ainda tira fotos suas durante o passeio.
Para já deixar tudo organizado para a viagem, não deixe de fazer a reserva do seu passeio com antecedência. Clique aqui para conferir mais informações e fazer sua reserva.
-
Fazer trilhas a pé ou de bike nos arredores
Outra opção para quem gosta de aventura é percorrer as diversas trilhas ao redor de Interlaken a pé ou de bicicleta. A trilha do rio Aare é muito procurada por ciclistas e possui terreno nivelado, perfeito para a prática do esporte. Você pode alugar uma bicicleta na cidade ou mesmo se aventurar a pé pela trilha. Certamente será uma incrível aventura.
Bate e volta de Interlaken
Por estar situada em uma região central, muita gente que se hospeda em Interlaken opta por fazer pequenas viagens bate e volta nos vilarejos e cidades próximas e eu vou te contar sobre os melhores bate e volta de Interlaken. Vamos lá?
Veja também: Passeio de bicicleta pela orla de Cascais: Boca do Inferno, Praia do Guincho e Cabo da Roca
-
Lauterbrunnen
A apenas 30 minutos de trem de Interlaken, Lauterbrunnen foi um dos passeios que eu mais curti durante a minha viagem! Conhecida como o vale das 72 cachoeiras, esse vilarejo inclusive inspirou o escritor J. R. R. Tolkien a criar os cenários presentes em seu livro “O Senhor dos Anéis”!
Outra curiosidade, é que Lauterbrunnen vem se tornando conhecida pelos praticantes do Basejump, esporte que consiste em um salto de paraquedas de uma montanha ou base fixa.
Você não precisa ser tão aventureiro assim para visitar a cidade, que também possui muitas paisagens bonitas para apreciar, além de lojinhas e restaurantes. E é claro, não deixe de conhecer as cachoeiras que tornaram essa cidade tão famosa! É um passeio realmente imperdível para quem está buscando o que fazer em Interlaken.
-
Jungfrau
Jungfrau é uma das montanhas mais famosas da região, isso porque ela abriga a estação de trem mais alta da Europa, que fica a mais de 3.400 metros de altitude.
Lá no topo está o pico Jungfraujoch, de onde você pode admirar todas as belezas dos Alpes Suíços e ainda ter uma experiência fantástica no Lindt Swiss Chocolate Heaven. Sim, é possível mergulhar no mundo dessa famosa chocolateria suíça no local.
-
Grindelwald
Distante cerca de 40 minutos de trem de Interlaken, Grindelwald faz parte do conjunto de cidades dos Alpes Suíços que possuem vistas de tirar o fôlego.
Muito procurada por quem pratica montanhismo, Grindelwald possui opções para todos os gostos e idades. A montanha First é o grande cartão postal da cidade e no topo dela existe um restaurante com ótima comida. É possível percorrer trilhas de bike ou a pé.
Dentre os passeios imperdíveis em Grindelwald, a Cliff Walk é uma passarela de metal suspensa a 2.000 metros de altitude e que promete desafiar até os mais corajosos.
-
Schilthorn
O passeio até Schilthorn dura cerca de 1 hora e 50 minutos e não é exatamente fácil chegar lá, pois você precisa trocar de meio de transporte, pegando um trem, ônibus e teleférico. Mas será que vale a pena enfrentar todos esses meios de transporte?
Ela é simplesmente a montanha mais alta da região e já foi cenário do filme 007. No topo da montanha existe um restaurante giratório e uma plataforma suspensa que tornam o local realmente digno de um filme do 007!
-
Iseltwald
Essa cidade pacata chamada Iseltwald possui ótimos restaurantes e uma arquitetura muito bonita de se observar. Você ainda pode visitar o parque Milubach Falls com muitas cachoeiras belíssimas.
Para chegar lá, você vai gastar apenas 30 minutos de ônibus, e por ser tão pertinho, realmente vale a pena incluir na sua lista de o que fazer em Interlaken.
Sugestões de roteiros Interlaken (Suíça)
Agora que você já sabe quais são os melhores passeios em Interlaken (Suíça), que tal montarmos juntos um roteiro? Aqui vão algumas sugestões baseadas em viagens de 1, 3 ou 5 dias:
Roteiro Interlaken 1 dia
Se você está hospedado em Berna ou Zurique e deseja conhecer Interlaken, mas não possui muito tempo disponível, é possível conhecer a cidade em apenas um dia. Dada a proximidade entre essas cidades, é muito fácil você pegar um trem para ir e voltar no mesmo dia.
Veja o que fazer em Interlaken em um dia:
- subir até o Harder Kulm;
- caminhar pela Avenida Höheweg para observar as lojas e provar deliciosos chocolates;
- programar um vôo de parapente;
- conhecer de perto o Cassino Kursall, construído em 1859 (ele custa 5 francos para entrar).
Roteiro Interlaken 3 dias
Com três dias de viagem, você já consegue passar mais tempo em Interlaken e conhecer algumas cidades no entorno. O bom é que eu já te passei as dicas de hospedagem, então fica mais fácil escolher um bom hotel.
Veja o que fazer em Interlaken em 3 dias de viagem:
- Dia 1: explore o centro de Interlaken (com o roteiro que mencionei acima) e adicione um delicioso jantar em um dos restaurantes da Avenida Höheweg;
- Dia 2: você pode se aventurar a conhecer Jungfraujoch e, com certeza, esse passeio tomará o dia inteiro. Você vai retornar cansado e doido para dormir;
- Dia 3: escolha algum dos outros destinos bate e volta da lista. Sugiro Lauterbrunnen ou Iseltwald, que ficam bem próximos a Interlaken e são bem fáceis de chegar.
Roteiro Interlaken 5 dias
Agora, se você é felizardo e possui 5 dias de viagem em Interlaken, aí você consegue conhecer todas as vilas dos arredores que eu citei aqui em cima.
A minha sugestão é que você comece pelos pontos que ficam mais distantes, assim quando chegar mais perto do final da sua viagem você não precisará percorrer grandes distâncias. Com esse raciocínio eu deixaria para conhecer Interlaken no último dia, pois poderá descansar e dormir até mais tarde no hotel.
#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir o mapa personalizado da Suíça.
Reunimos informações como: os melhores lugares para comer, melhores hotéis, as cidadezinhas mais interessantes além de Interlaken, spots para tirar fotos, passeios incríveis, rotas de carro, pistas de esqui… É só baixar antes da sua viagem ne acessar quando quiser e onde estiver!
Dicas extras para você planejar a sua viagem para Interlaken (Suíça)
E é claro que se você está planejando sua viagem para Interlaken, tem algumas dicas importantes que eu tenho para compartilhar com você antes do seu embarque:
Seguro viagem
Já fechou seu seguro viagem? Esse documento é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus, incluindo a Suíça. Isso sem falar que viajamos mais tranquilas com um seguro viagem em mãos, não é mesmo?
Dica: ao invés de ficar procurando em diversos sites pelo melhor preço, utilize a ferramenta de comparação de seguros no site Seguros Promo. Eu uso há anos e super recomendo!
Chip Internacional Europa
Outro item indispensável nesta viagem para a Suíça é o chip internacional. Usamos o chip da YesBrasil nesta viagem e em outros destinos da Europa, como França e Itália e funcionou 100%.
Além da praticidade de estar conectado durante a sua viagem, a facilidade de fazer a compra online e receber o chip em casa é maravilhosa. O Chip Europa possui 12GB de internet 3G e 4G, que é válido por 30 dias e funciona com as melhores operadoras de cada localidade.
E a cereja do bolo é o código de desconto para os leitores do Mala de Aventuras! É só clicar aqui e usar MALADEAVENTURAS para obter 10% OFF.
Pronto para embarcar para Interlaken, na Suíça?
Agora que você já tem todas as melhores dicas de como chegar, quando ir, onde ficar e o que fazer em Interlaken (Suíça), é só planejar sua viagem direitinho e fazer as malas! Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui embaixo e faremos o máximo para te ajudar. Não esqueça de nos contar depois como foi a sua experiência conhecendo Interlaken. Boa viagem!
Vai continuar sua viagem pela Europa? Confira outros destinos incríveis no velho continente:
Roteiro Portugal: 2 semanas por Lisboa, Porto e arredores
Roteiro de 10 dias pelo Leste Europeu: Berlim, Dresden, Praga e Budapeste
Olá td bem? Obg pelas dicas 🙂 Sairei de Paris até Zurique de trem, estando em Zurique, entre Zurique a Interlaken Ost, o swiss travel pass cobre ou não, estou confusa se ele cobre ou se esse trajeto não está coberto por ele. Qual seria o melhor roteiro da França até Interlaken Ost (ida) e de Interlaken até Zurique aeroporto (volta). Obrigadaaa
Oi Camila! Dentro da Suíça o Swiss Travel Pass cobre todos os trechos.
Adorei as dicas !!
É viável hospedar em Zürich e fazer bate e volta para Interlaken e Genebra ?
Oi Marli! É viável sim, mas vale você conferir certinho o tempo de deslocamento para avaliar se vale a pena!
Olá, adorei o post. Só queria avisar para corrigir um detalhe: Zurique não é a capital da Suíça. Berna que é. Muito comum confundirem. Abraços.
Oi Nati! Obrigada pela observação. Já corrigi o artigo. =)
Você disse que para chegar a Jungfrau seria apenas de carro? Tem um engano, aí. Já fui à estação de trem mais alta da Europa, a partir da estação de Interlaken, passando por Jungfrau.
Oi Adriano!
Obrigada pelo aviso! De fato, essa informação estava incorreta. Já fiz a atualização do artigo com esse detalhe.
Olá, estou adorando seus roteiros da Suiça, são os meus preferidos.
Queria tirar uma duvida sobre o passeio de caiaque no Lago Thun e Lago Brienz. Existe a opção de alugar o caiaque sem o guia? Estou achando muito longo 2h e um pouco caro também kkk
Obrigada!
Oi Lu! Eu acredito que seja possível sim alugar um kayak por conta própria no Lago Thun! Recomendo dar uma olhadinha no Google Maps para encontrar endereços de aluguel de kayak e SUP que podem encaixar no seu roteiro. =)
Beijos e boa viagem!